10:00 AM
Abertura
Início oficial do evento.
10:30 AM
DJ Carola Gonzales
Carola González é jornalista cultural, setorizada em música e literatura. Mora em São Paulo há 25 anos com passagens pela Chile e Espanha. Sua pesquisa musical como DJ percorre músicas latinas, vozes e composições femininas e feministas.
Palco
1:30
10:30 AM
Oficina de Chi Kung
A sociedade chinesa, que é muito antiga, é uma sociedade agrária, e que tem como característica fundamental, se adaptar a natureza. É uma sociedade milenar que tem, como um de seus aspectos mais marcantes, a necessidade de entender os mecanismos que regem a natureza, para poder adaptar-se a ela, sem querer lhe domar. Através da observação, os antigos mestres taoístas, perceberam que há uma energia em toda natureza, e que, de certa forma, move os elementos e os seres vivos. Essa energia foi denominada de Chi, e com o tempo, vários exercícios que visam movimentar o Chi pelo nosso corpo foram sendo desenvolvidos, lapidados e aprimorados. A essa prática, os antigos mestres chamaram de Chi Kung. O Chi Kung faz parte de um grande conhecimento da medicina chinesa que melhora a circulação energética de nosso corpo tonificando e restaurando a saúde de nossos órgãos vitais. O Chi Kung pode ser considerado uma meditação em movimento e sua prática consiste em movimentos suaves articulados com a respiração. Vamos conhecer na prática o seu poder energético e terapêutico! Instrutor – Jerônimo Leal Boucinhas
Praça
0:40
11:00 AM
Oficina: Brincando com a Dança
Essa oficina propõe um trabalho de arte/educação pelo movimento através de uma prazerosa brincadeira corporal que abrange a linguagem da dança pela experiência com o brincar. Tomando a dança como uma grande brincadeira e corpo como nosso brinquedo, experimentaremos várias possibilidades de movimento tendo como base princípios da dança contemporânea, educação somática e de danças populares brasileiras.
Nesta oficina, todos poderão investigar suas possibilidades corporais, seus limites e seu potencial de movimento, conhecendo o próprio corpo de forma lúdica. Esta oficina propõe um espaço de fruição através do corpo e movimento, tornando possível a expressão do corpo criativo na vivência de uma grande brincadeira dançada.
Espaço Brincar
1:00
11:00 AM
Oficina: Gincana de Alimentação Saudável MST
A atividade propõe uma partilha sobre as principais orientações do Guia da Alimentação Brasileira de forma lúdica e divertida. Os participantes formarão equipes que terão que montar pratos a partir de várias opções de alimentos disponíveis, considerando elementos das culturas alimentares, do aproveitamento integral, do vegetarianismo e veganismo. Tudo temperado com muita prosa boa e no final garantindo a degustação numa mesa coletiva.
Cozinha MST
0:30
11:00 AM
Oficina de Yoga
Yoga significa “união” ou “comunhão” (IYENGAR, 2007) do corpo com a mente, do homem com o sagrado... Uma prática que traz mais qualidade de vida com treinamentos que abrangem todos os aspectos do indivíduo (conduta, corpo e mente). É uma oportunidade de movimentar o corpo, melhorar a respiração, praticar o aprimoramento pessoal, a reflexão, o desapego e o cultivo do discernimento. (MOHAN 2003 e IYENGAR 2007) Ao trabalhar o eixo Corpo, Respiração e Mente traz flexibilidade, força, agilidade, atenção plena, relaxamento do esforço, resistência, concentração; massagem dos órgãos internos; fortalecimento dos músculos e movimento das articulações, com relaxamento e alongamento; regular as emoções com a respiração e as práticas meditativas; trazendo mais bem-estar e qualidade de vida.
Espaço Terapêutico
0:30
11:30 AM
Oficina de Bálsamos Fitoterápicos
Faremos um bálsamo labial com manteigas e óleos vegetais brasileiros no intuito de trazer a aplicação de saberes ancestrais para nosso autocuidado. O mesmo conceito do bálsamo poderá ser aplicado a diversos outros produtos que trarão mais autonomia. A ideia também é que saibamos fazer produtos personalizados de acordo com a necessidade pessoal ou da nossa comunidade.
Praça
0:30
11:30 AM
Oficina de Eutonia
"A Eutonia é um método de autoconhecimento criado pela alemã Gerda Alexander (1908–1994). O nome vem do grego: eu = equilíbrio, tonia = tônus. A partir da noção de tônus muscular, Gerda Alexander ampliou o conceito para uma abordagem que considera o estado global do indivíduo. Trata-se de uma prática que favorece a saúde física e emocional por meio do desenvolvimento da consciência corporal e da percepção de como nos relacionamos com o mundo."
Espaço Terapêutico
1:00
0:30 PM
Oficina: Boxe Sem Terra
O coletivo de Boxe Sem Terra vem sendo construído desde o ano de 2023 em parceria com a academia popular Boxe Autônomo. Com o objetivo de incentivar a prática de esportes, aliado à construção do debate sobre a alimentação e a relação com a comunidade, o Boxe Sem Terra tem como treinadores jovens atletas que são fruto de projetos sociais realizados pelo Boxe Autônomo em territórios como a Favela do Moinho. Hoje a equipe conta com militantes para além do MST, como Levante Popular da Juventude, MBP, MTST, PSOL, MTD e outros. Além de intercâmbio com outras academias de Boxe de esquerda, como Estrela Vermelha (SP), Boxe Autônomo (SP), Gancho do Povo (RS), o Boxe Sem Terra nesses dois anos já participou do Campeonato de Boxe para Alunos, organizado pelo Tony Boxe, garantindo um título de campeã.
Espaço Múltiplo
1:00
0:30 PM
DJ Rodrigo Veronese
Rodrigo Veronese é ator, apresentador e criador do canal musical 80 por segundo no YouTube.
Como curador musical, engajado nos anos 80, toca em festas e eventos mantendo vivos os clássicos da MPB, do pop e do rock!
Palco
1:00
0:30 PM
Oficina de Yoga
Yoga significa “união” ou “comunhão” (IYENGAR, 2007) do corpo com a mente, do homem com o sagrado... Uma prática que traz mais qualidade de vida com treinamentos que abrangem todos os aspectos do indivíduo (conduta, corpo e mente). É uma oportunidade de movimentar o corpo, melhorar a respiração, praticar o aprimoramento pessoal, a reflexão, o desapego e o cultivo do discernimento. (MOHAN 2003 e IYENGAR 2007) Ao trabalhar o eixo Corpo, Respiração e Mente traz flexibilidade, força, agilidade, atenção plena, relaxamento do esforço, resistência, concentração; massagem dos órgãos internos; fortalecimento dos músculos e movimento das articulações, com relaxamento e alongamento; regular as emoções com a respiração e as práticas meditativas; trazendo mais bem-estar e qualidade de vida.
Praça
1:00
2:00 PM
Oficina: Xilomóvel
Oficina de Impressão de Clichês Nesta oficina, os participantes brincam com a impressão de matrizes de xilogravura recortadas. Os diversos clichês de madeira podem ser montados livremente pelos participantes em camas de impressão, utilizando duas cores de tinta grafica e equipamentos tradicionais da gravura, como o rolo de entintagem e a prensa. XILOMÓVEL – ATELIÊ ITINERANTE O Xilomóvel nasceu em 2009 do encontro entre os artistas Luciana Bertarelli, Marcio Elias e Simone Peixoto, e se dedica à pesquisa e difusão da gravura através do ensino, da prática artística, da realização de projetos e exposições, entre outras ações. O projeto conta com uma sede fixa na cidade de Campinas SP e um veículo, que transporta o ateliê itinerante. O projeto já visitou mais de 70 cidades em 6 estados brasileiros, percorreu mais de 60.000 km, e atendeu a cerca de 9.000 pessoas. Atuou em parcerias com SESC/SP, Prefeituras Municipais, Secretarias de Cultura, Fábricas de Cultura, Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, entre outros. O projeto foi contemplado em diversos editais, entre eles o Projeto “Prosa na Praça” pelo Fundo de Investimento de Cultura de Campinas, Edital de Fomento Direto a Espaços Culturais e Criativos (ProAC 2021), o Edital de Artes Visuais - Obras e Exposições (ProAC 2017) com o projeto “Largofolhas - Xilogravuras para a Cidade”, realizado em Campinas-SP; o RUMOS (Itaú Cultural 2016), para a realização do “Festival Volante” em Campinas - SP e 3 prêmios da Funarte: “Prêmio Rede Nacional Funarte Artes Visuais” (2011), realizado na cidade de Brasília/DF; “Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura” (2010), realizado em Campinas/SP e “Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura” (2009), realizado em Valinhos/SP.
Espaço Múltiplo
2:00
2:00 PM
Bina Coquet
Músico e compositor instrumental. Na última década vem se apresentando com seu Violão Manouche, seja em clássicos da música brasileira ou em suas composições, passando pelo samba, bolero, frevo, baião entre outros, com a linguagem do Jazz Cigano.
Palco
1:00
2:00 PM
Oficina: Meu Amigo Esqueleto
Oficina de corpo e anatomia para crianças de 4 a 11 anos. Tendo a eutonia como princípio faremos um passeio pelo corpo para trabalhar as estruturas de forma lúdica e criativa lançando mão das múltiplas linguagens. "O Meu Amigo Esqueleto" é um projeto de corpo e anatomia para crianças. Utilizando de propostas como desenho, toque, ritmo, histórias e brincadeiras, apresentamos o esqueleto humano às crianças para que possam percebê-lo em si e nos pares. A proposta é um passeio através das estruturas do corpo: do esqueleto à pele. A partir de atividades lúdicas as crianças são convidadas a conhecer um pouco mais as formas, quantidades, disposições e nomes de ossos e articulações."
Espaço Brincar
2:00
3:00 PM
Oficina de Dança Africana
Oficina de danças de balé africano com a Flávia Mazal e Bangaly Konate
Praça
0:30
3:30 PM
Apresentação de Dança Flamenca
Raies Dança Teatro é um espaço dedicado a arte Flamenca ,tanto como uma escola de dança e música flamenca, como um local de eventos ,cultura e arte. Desta apresentação fazem parte as alunas do curso de improvisação e estrutura de baile do Raies Dança Teatro, Claudia Perez, Claudia Sanchez, Juliana Canaan e Melissa Fernandes
Palco
0:30
4:00 PM
Encerramento das Terapias
4:00 PM
Palhaços Sem Juízo
QUEM É O JUIZ, QUEM É A JUÍZA? Intervenção cênica baseada no humor, na poética de tirar as coisas acostumadas do lugar, que o palhaço propõe. A história é para ser um dia comum nas vidas das assistentes de juiz, que chegam para trabalhar e se deparam com um problemão: não conhecem o novo juiz ou a nova juíza. Terão que descobrir entre o público, quem é seu novo chefe ou chefa. As assistentes prometem agilizar a burocracia, servem cafezinhos imaginários enquanto procuram pistas - Como se veste uma juíza? Como se penteia um juiz? Como se move? O que faz? ...Pode ser qualquer pessoa da plateia, pode ser uma criança ou adolescente. O improviso é a base para as situações criadas junto ao público. As palhaças se valem de objetos: carimbos, papeis, pastas... para trazer o ambiente forense e pequenos instrumentos percussivos.
Palco
0:40
4:00 PM
Oficina: Danças Interativas | 3ª idade
Esta oficina de Danças Integrativas para Pessoas Idosas oferece um espaço afetivo de movimento, música e cultura, unindo princípios da educação somática – como Eutonia, Feldenkrais e Laban – às riquezas das danças populares brasileiras. Com sequências que promovem consciência corporal, autonomia, flexibilidade e vitalidade, a atividade é facilitada por Silvinha Lopes e Tatiana Cotrim, e convida as participantes a explorarem sua criatividade, reduzir tensões e fortalecer o bem-estar físico e emocional por meio de brincadeiras, danças circulares e relaxamento coletivo.
0:40
4:40 PM
RODA DE CONVERSA “Saúde Mental, Alimentação Saudável e Cenário Atual”
Palco
1:00
5:40 PM
Banda do Circo
Show musical com números circenses.Formada por músicos, acrobatas, palhaços e malabaristas, a Banda do Circo tem em seu repertório músicas latino-americanas, brasileiras, circenses e músicas festivas em geral, além de números circenses durante o show musical. A Banda do Circo surgiu da necessidade de música ao vivo para acompanhar os números do Circo Pandavas. No coração da mata, na Serra da Mantiqueira, mais precisamente na cidade de Monteiro Lobato, existe um circo para crianças, adolescentes e adultos e apresentações de circo e música. Foi assim que, em 2021, nasceu a primeira turma de música, orientada pelo professor Agustin Kammerath. Com o passar dos anos e evolução dos alunos e alunas, foi possível criar uma banda. Formada por músicos, acrobatas, palhaços e malabaristas, a Banda do Circo tem em seu repertório músicas latino americanas, brasileiras, circenses e músicas festivas em geral. Além de malabares e números acrobáticos durante o show musical.
Palco
1:40
7:30 PM
Bloco do Amor
Bloco de Carnaval - O Bloco do Amor se destaca ao trazer a música romântica em todas as suas formas. com um tom popular e familiar ao público, as músicas são reinterpretadas no contagiante ritmo das marchinhas carnavalescas, misturando romantismo e irreverência. Nascido em 2022, o nome bloco do amor reflete a essência e o propósito do projeto. Surgiu da ideia de transformar o carnaval em um palco onde o amor - em todas as suas formas - fosse celebrado e destacado como uma força transformadora . Inspirada pela memória das vidas perdidas durante a pandemia e pelo desejo de criar um espaço de união, Paula Klein Flecha Dourada idealizou o bloco como um ato de resistência. O amor escolhido como elemento central funcionando como antídoto contra o ódio e a opressão.
Praça
0:30
8:00 PM
Encerramento do Evento
Encerramento oficial do evento.

